domingo, 7 de setembro de 2008

O português

Não é que eu tenha alguma coisa contra turistas mas, custava muito ás pessoas que visitam o meu país (ou outros), que aprendam minimamente a lingua ou os costumes para onde se vai passar férias? Irrita-me que de cada vez que esteja numa esplanada no Algarve, me venham atendender pessoas que não falam português nenhum, nem sequer um "faça o favor" ou "obrigado" ou perceber "quero uma sandes mista e um ucal!" eu até desculpava o Ucal mas...a sandes mista não. Isso aconteceu-me nas férias 2 vezes ( o que já é demais) e das 2 vezes recusei-me a facilitar. Eu falo inglês fluentemente mas recuso-me a falar inglês em portugal a menos que seja muito necessário. Hoje em dia o inglês entrenhou-se na sociedade europeia (até mundial) como o meio de comunicar mais simples e o mais usado (não discordo que o usem) mas não abusem, o país e as pessoas que o habitam têm lingua e cultura que não a americana. Resumindo, o português é uma lingua muito bonita ( e dificil), falem inglês e aprendam-no, mas dentro do país ( a menos que seja muito necessário) difundam a nossa lingua.

Sem comentários: